Lei deve proibir uso de canudos plásticos em estabelecimentos de Caruaru

Por Nicole Elisa

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Marcelo Gomes (PSB) prevê que seja proibido o uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. No texto do projeto, são apontados os efeitos nocivos do descarte de materiais plásticos aos animais marinhos e ao meio ambiente em geral.

O PL 7788/2018 visa proibir o fornecimento dos canudos plásticos em bares, hotéis, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos. O texto indica que no lugar dos canudos de plástico, seja ofertado ao cliente canudos em papéis recicláveis, material comestível ou biodegradável, como acontece em outros municípios do País.




O projeto foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio na sessão dessa quinta-feira (28), em primeira discussão. Os parlamentares devem apreciar o projeto novamente na próxima terça-feira (2/04) para votação final.

Justificativa do projeto
De acordo com a justificativa do projeto, além de nocivos ao meio ambiente, os canudos de plástico contêm Bisfenol A (BPA), um produto químico empregado na fabricação destes que imita a atividade de hormônios, como o estrógeno, no corpo, o que pode levar a distúrbios reprodutivos, câncer de mama e de próstata, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Comentários