O Rubro-negro pernambucano conquistou o Brasil: 30 anos do título de 1987

Por Carlos Recupero


No dia 7 de fevereiro de 1988, o Sport Club do Recife alcançava um feito histórico e polêmico.
O rubro-negro  vencia o Guarani-SP por 1 a 0 na Ilha do Retiro, e levantava o troféu de Campeão Brasileiro de 1987. A polêmica fica pelo fato da não realização do quadrangular final entre Sport, Guarani-SP, Flamengo e Internacional-RS.


A grande questão foi o confuso regulamento de 1987. Com a intenção de aumentar o poderio financeiro, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco e Bahia (convidado) criaram o Clube dos 13, e a consequente Copa União. A princípio, CBF e o Clube dos 13 formularam a competição da seguinte maneira: Os dois primeiros colocados do Módulo Verde disputariam um quadrangular com os dois primeiros colocados do Módulo Amarelo. Flamengo e Internacional (Módulo verde) voltaram atrás e não disputaram os jogos contra Sport e Guarani ( Módulo Amarelo).


Fla X Inter no Maracanã, a "falsa final"
(foto: reprodução ESPN.COM)



Dessa maneira, Leão e Bugre decidiram o Campeonato Brasileiro em duas partidas. No jogo de ida, empate por 1 a 1 no Estádio Brinco de Ouro. Na volta, os mais de 26 mil rubro-negros comemoraram o gol de Marco Antônio, o gol da vitória, o gol do título. Há 30 anos, o Estádio da Ilha do Retiro transformava o Brasil de verde e amarelo em vermelho e preto!

O esquadrão de 87
(reprodução: GE)


* O Supremo Tribunal Federal (STF) corrobora o título brasileiro de 1987 ao Sport, mesmo com a tentativa do Flamengo, em autoproclamar-se detentor da taça.
A cobiçada Taça das Bolinhas
(foto: reprodução Lance.net)





Comentários