Na manhã desta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou no aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, e seguiu de helicóptero para Arcoverde, no Agreste pernambucano, onde inaugurou a Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca do trecho Belo Jardim - Caruaru, parte da Adutora do Agreste. Durante a solenidade Lula relembrou sua trajetória enquanto morador do Sertão pernambucano, quando sua mãe, Dona Lindu, 'fugiu' da seca com seus oito filhos. "Eu saí de Caetés para São Paulo, com uma mãe e oito filhos em um pau de arara para não morrer de fome e não morrer de sede. E esse nordestino, que saiu daqui para não morrer de sede, voltou mais de 50 anos depois e fez a transposição do São Francisco para trazer água para o povo brasileiro", destacou Lula.
Além disso, o chefe do Executivo Nacional se referiu a obra como um "milagre" que ocorreu graças a crença da população. Segundo o ministro Waldez Góes, desde a primeira reunião com os ministros do governo federal, o presidente apontou que a Adutora do Agreste estava entre as prioridade de sua gestão. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), explicou que as obras devem ser finalizadas entre 15 ou 18 meses.
"Agora é o tempo de conseguimos alastrar o trabalho da companhia de estado de saneamento também, para a gente poder aumentar a nossa capacidade de tratamento de água, melhorar as tubulações", disse a gestora estadual. Na oportunidade Raquel falou sobre um empréstimo para expansão dos serviços da Compesa. "Muito em breve, além do apoio do governo federal, nós estamos conseguindo um empréstimo da ordem de 1 bilhão e 100 milhões de reais, só para Compesa, para a gente ter estação de tratamento de água móvel, rápida, como a gente botou na cidade de Pesqueira, para garantir mais abastecimento, podendo chegar na casa e na vida das pessoas do sertão pernambucano", pontou a tucana.
Comentários
Postar um comentário