Gripe: 68% dos brasileiros desconhecem que o vírus da gripe pode causar graves complicações

 O vírus da gripe pode infectar pessoas de todas as idades, mas tende a causar quadros mais graves em idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, as complicações respiratórias provocadas pela infecção podem levar à morte. Mas 68% dos brasileiros possuem pouco ou nenhum conhecimento de que a gripe pode agravar doenças preexistentes, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, especialmente em idosos. É o que mostra um recente estudo realizado pela Sanofi, em parceria com a ALS Perception. Com o objetivo de compreender o conhecimento da população brasileira a respeito dos impactos além da gripe nos idosos, a pesquisa foi realizada em fevereiro deste ano com pessoas a partir de 40 anos, das cinco regiões do País, das classes A ,B, C, D/E. 


Quase 25% não veem risco por não se vacinarem contra gripe

Os resultados revelam que 23% dos entrevistados percebem nenhum ou baixo risco associado à escolha de não se vacinar contra a gripe.


70% dos que cuidam de idosos não sabem as vacinas que devem tomar

Outro resultado da pesquisa mostra que 70% dos brasileiros responsáveis por garantir a vacinação de idosos afirmam não saber quais vacinas eles devem tomar.


Além disso, apenas um terço dos entrevistados mostram total conhecimento de que o vírus da gripe pode causar um grande impacto em órgãos vitais, como coração, pulmão e cérebro, principalmente em idosos – população que mais sofre com as complicações da doença. 







Números da gripe no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, os idosos representaram 65,6% dos óbitos por gripe em 2023 e 54,9% das hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (srag).


Quando analisamos aqueles que possuem alguma comorbidade, eles têm ainda mais complicações em decorrência da srag causada pela gripe.


A letalidade entre aqueles com comorbidades foi duas vezes maior, em comparação aos idosos sem comorbidades. 

Comentários