Moradores de Garanhuns criam petição para implantação do Uber na cidade

Por Filipe Ferreira 

Os moradores de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, criaram uma petição através da internet para solicitar a implantação do serviço Uber na cidade, aplicativo de transporte urbano semelhante ao táxi.

No ano passado, a instalação do serviço no município foi negada pela Câmara Municipal de Vereadores, por meio de uma emenda do vereador Ary Júnior. Uma votação na sessão plenária decidiu que o Uber só poderia ser instalado caso houvesse a regulamentação do aplicativo.

Essa regulamentação, por sua vez, é uma exigência do município, e se assemelha aos dados cadastrados para táxis da cidade. Questões como antecedentes criminais, carros com no máximo 10 anos de fabricação, conforto, são algumas das questões analisadas para o bom andamento do serviço.

A petição criada na internet diz que com o serviço do Uber mais empregos seriam gerados, além dos moradores poderem contar com um serviço de qualidade na cidade e com um preço acessível. Com o serviço Uber, os clientes pagariam cerca de 28% mais barato que um táxi comum nas corridas realizadas. 

    
Serviço do Uber foi barrado em Garanhuns após votação na Câmara de Vereadores no ano passado


Hoje, Garanhuns conta com cerca de 440 taxistas e mototaxistas que na época participaram da assembleia e votaram contra a aplicação do serviço na cidade. Até a publicação desta matéria, mais de 250 pessoas já haviam assinado a petição. O objetivo é propor uma nova assembleia junto à Câmara Municipal e debater a implementação do aplicativo. Favoráveis ao serviço Uber podem assinar a petição através do site https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR101918.

Um dos adeptos à instalação do serviço Uber e assinante da petição, é o estudante de engenharia civil, Kleiton Barros. De acordo com ele a implementação deste aplicativo ajudaria na locomoção de muitas pessoas, em horários distintos, além de poderem pagar um valor mais baixo.

“Vejo essa possibilidade com bons olhos, o Uber iria beneficiar muito a população com um serviço de qualidade e com um preço justo, além de gerar empregos. Hoje a essa empresa abre espaços para novos motoristas que têm interesse em ganhar um dinheiro extra nesses tempos de recessão e escassez de emprego, seria uma ótima oportunidade para quem não tem um emprego formal” - disse o estudante.

Ainda de acordo com ele o aplicativo seria capaz de movimentar a economia da cidade e além disso o ajudaria a trabalhar também.

“Com a possível vinda da Uber não só a população ganharia mas também o comércio em geral, terá mais dinheiro circulando no comércio com a renda extra dos motoristas quanto com uma economia expressiva da população. Como mais um desempregado na cidade, seria uma ótima oportunidade de ganhar uma renda, infelizmente não está fácil para emprego em nosso município, o comércio é muito limitado e as pequenas indústrias na cidade não suportam a demanda, tudo que venha para somar em nosso município será bem vindo, com a vinda da uber só quem tem a ganhar é a população” - finalizou.

Já para o motorista da Uber, Adriano Ferreira, que atua há pouco mais de seis meses na Região Metropolitana do Recife, o aplicativo traz diversos benefícios tanto para motorista quanto para os clientes.

“É uma grande oportunidade, além de possuir diversos  benefícios como rendimentos diários, boa renda mensal, possibilidade de se trabalhar correto e diariamente,flexibilidade de horários, treinamento operacional no aplicativo Uber driver e em técnicas de atendimento e conservação do veículo, transparência na prestação de contas, trabalho autônomo sem patrão e vínculo empregatício” - disse o motorista.

Ainda segundo o motorista, o município de Garanhuns, onde ele morou na infância, poderia ser contemplado com este tipo de serviço.

“ Para Garanhuns penso que seria positivo porque iria proporcionar transporte de qualidade com preço justo e rapidez. Os clientes podem usufruir de uma maior oferta de transporte com preço justo e carros bem conservados e limpos além de o usuário já saber o valor antes de aceitar a corrida e ver até mesmo quem será o seu motorista.” - afirmou.

Contudo, a petição espera reunir um número máximo de assinantes para que seja discutido na Câmara Municipal de Vereadores as propostas para implantação do serviço. A mobilização popular e adesão tem crescido, resta agora entrar em consenso com as regulamentações exigidas pelos políticos locais.

Comentários