Técnicos interinos em grande número no Brasileirão

Por Filipe Ferreira

Qual treinador não sonha em dirigir uma grande equipe do futebol brasileiro? O brasileirão deste ano conta tanto com técnicos rodados como: Abel Braga (Fluminense), Renato Gaúcho (Grêmio), Mano Menezes (Cruzeiro), como algumas promessas que são os casos de: Jair Ventura (Santos), Fernando Diniz (Atlético-PR) e Zé Ricardo (Vasco).

Pois é, o que não é comum no futebol brasileiro tá virando uma tendência que são exatamente essas apostas em treinadores que estão começando, em alguns clubes são os interinos que estão levando o clube adiante no campeonato. 

No Internacional, por exemplo, Odair Hellmann é quem comanda a equipe desde a última rodada da Série B do ano passado quando o clube conquistou o acesso. Ele era interino e foi se efetivando ao decorrer das rodadas. Neste ano, o treinador perdeu o estadual, e foi eliminado na Copa do Brasil, mas continua no cargo e com aval da diretoria. 



Já no Atlético-MG, é o jovem Thiago Larghi que está a frente do time desde a saída do veterano Oswaldo de Oliveira. O treinador, que ainda é interino, deu um bom padrão tático a equipe mineira, recuperou o futebol de alguns jogadores, como o caso de Roger Guedes, mas perdeu a final do estadual para o rival Cruzeiro e foi eliminado na Copa do Brasil para a Chapecoense. Contudo, segue no comando da equipe.




Outro exemplo de treinador interino é o de Mauricio Barbieri, jovem que está a frente do Flamengo. Pressionado e criticado o clube tem apostado naquilo que é da casa após a saída do experiente Carpegiani. Barbieri levou o rubro negro carioca a próxima fase da Libertadores e da Copa do Brasil, além de figurar entre os lideres do Brasileirão, é visto com bons olhos pela diretoria.



Enquanto esses ainda são interinos, outros que já passaram por esse momento vivem boa fase e são grandes promessas da nova safra de treinadores, jovens e competentes. Zé Ricardo foi interino por muito tempo no Flamengo, hoje comanda o Vasco, rival do clube anterior. Outro exemplo, é o de Jair Ventura, quando interino, levou o Botafogo da zona de rebaixamento para a zona de classificação a Libertadores, hoje comanda o Santos como efetivo. Por falar em Botafogo, hoje o comando da equipe é de Alberto Valentim, ele era auxiliar e depois foi interino no Palmeiras, ele contava em ser efetivado no alviverde mas hoje realiza o sonho no Fogão.
O maior exemplo dos interinos é o de Fábio Carille, aos pouquinhos foi ganhando espaço e conquistou o Brasileirão e o estadual pelo Corinthians. Taticamente chamou atenção, já foi sondado por Flamengo e Atlético-MG além de receber uma proposta da Arábia Saudita. É o sucessor de Tite.


Na Série C também tem treinador interino, é o caso de Dudu Capixaba do Náutico. Treinador da base, ainda não efetivado no comando do clube. Conhecedor da casa e da maioria dos atletas que subiu para o profissional, ele espera realizar um bom trabalho a frente do alvirrubro. 



Comentários